Business

Suplementos vitamínicos

Suplementos vitamínicos desempenham papéis distintos no corpo, e uma pessoa precisa de uma quantidade adequada de cada vitamina para manter-se saudável.

As vitaminas são compostos orgânicos de que as pessoas precisam em pequenas quantidades. A maioria das vitaminas tem sua origem nos alimentos porque o corpo não as produz ou a sua produção é pequena e, para estes casos, os suplementos vitamínicos são recomendados.

Cada organismo tem diferentes necessidades de vitaminas. Por exemplo, os humanos precisam obter vitamina C de suas dietas enquanto a vitamina D não está disponível em quantidade suficiente nos alimentos.

O corpo humano sintetiza a vitamina quando exposto à luz solar, que é a melhor fonte de vitamina D, ou é adicionado suplemento para equilibrar esta carência.

O que são vitaminas?

As vitaminas são substâncias orgânicas presentes em pequenas quantidades nos alimentos. A ingestão de uma quantidade insuficiente de vitaminas pode aumentar o risco de desenvolver certos problemas de saúde.

Uma vitamina é um composto orgânico, o que significa que contém carbono. É também um nutriente essencial que o corpo pode precisar obter dos alimentos ou através de suplementos disponíveis atualmente no mercado.

Segundos especialistas, existem dois tipos de vitaminas: as lipossolúveis que são solúveis na presença de lipídios, como é o caso das vitaminas A, D, E e K e as vitaminas hidrossolúveis, que são solúveis em água, representadas pelas vitaminas do complexo B e C.

Quem deve tomar suplementos vitamínicos?

Existem situações e predisposições em que é importante prestar mais atenção ao suprimento de nutrientes. Certos fatores de risco podem significar que a pessoa não está ingerindo vitaminas suficientes, nestes casos, o médico deverá ser consultado para recomendar o suplemento vitamínico e a dosagem mais útil.

Alguns exemplos de pessoas e situações onde são recomendáveis os suplementos vitamínicos:

Vegetarianos ou veganos: ao renunciar totalmente aos produtos de origem animal, não obterá vitamina B12 suficiente, por exemplo, além de precisarem verificar os níveis de ferro regularmente através de exames para administrar, quando necessário, suplementos vitamínicos para suprir esta deficiência;

Gravidez: as mulheres que desejam engravidar devem começar a tomar ácido fólico o mais tardar quatro semanas antes da concepção. Isso contribui para evitar deformidades e abortos espontâneos;

Doenças metabólicas: pessoas com problemas com a glândula tireoide, no trato gastrointestinal dentre outras enfermidades, devem fazer exames de sangue regularmente para verificarem se há deficiência em alguma vitamina. Doenças como o câncer também podem aumentar a necessidade de vitaminas e oligoelementos, portanto, pode ser útil acrescentar na dieta os suplementos vitamínicos, além de evitar a interação com a quimioterapia ou outros medicamentos, é importante conversar com o médico para saber qual a dosagem e o suplemento que precisa ser administrado.

Suplementos vitamínicos podem ajudar

Embora a dieta alimentar equilibrada seja a chave para obter as melhores vitaminas e minerais, os suplementos podem ajudar, por exemplo, se a pessoa está fazendo o possível para comer alimentos saudáveis, mas ainda tem deficiência em algumas áreas, os suplementos são indicados para auxiliar nesta defasagem.

O segredo é garantir que as vitaminas sejam ingeridas além de opções de dieta saudável e alimentos ricos em nutrientes. Eles são suplementos, não substitutos.

Um suplemento geralmente fornece 100% da dose diária recomendada para todas as vitaminas e minerais, por esta razão, nutricionistas concordam que a ingestão de suplementos está correta se as necessidades de nutrientes não estiverem sendo atendidas por uma dieta balanceada baseada em alimentos saudáveis.

veja mais notícias em nosso site.

Deixe um comentário

Newsletter

Seja o primeiro a receber as notícias! Assine agora mesmo: é de graça!