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Vendas de eletroeletrônicos nacionais crescem 13% no primeiro semestre

A indústria brasileira de eletroeletrônicos apresentou 13% de crescimento nas vendas no primeiro semestre de 2023 em comparação ao mesmo período de 2022. Foram comercializados 44,02 milhões de unidades neste período deste ano, enquanto, em 2022, o número foi de 39,07 milhões de unidades. 

Os dados são da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros). A entidade afirmou também que os dados de 2023 interromperam um dos piores ciclos do setor, que teve redução de vendas durante 18 meses. 

Um dos maiores desafios para retomar as vendas no setor é a alta dos juros (Selic), que hoje está em 13,75% ao ano. Essa taxa impacta especialmente a venda de eletrodomésticos mais caros, como geladeiras, televisores e máquinas de lavar.

Produtos mais buscados


A air fryer, ou fritadeira a ar, foi o produto cujas vendas mais cresceram no primeiro semestre de 2023: 85% acima do registrado no mesmo período de 2022. Produtos da chamada linha branca (como fogão, geladeira e máquina de lavar) tiveram um crescimento de apenas 4% nas vendas. Outros aparelhos que registraram altas nas vendas foram televisores (19%) e ar condicionado (16%). 

Expectativas de vendas

A Eletros afirma que é preciso esperar os resultados do próximo semestre para constatar se esta tendência seguirá ou se ocorreu em função da reposição dos estoques pelo varejo. Se as vendas seguirem no atual ritmo, a expectativa é que haja um crescimento anual entre 4% e 6% no setor em 2023.

A Eletros também afirma que uma redução da Selic deixaria os financiamentos dos eletroeletrônicos ainda mais acessíveis, já que esta taxa de juros é fundamental para impulsionar as vendas do setor, associada à redução dos custos de matéria prima e frete, além da maior estabilidade da inflação.

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