Inscrições ao Enem terminam nesta sexta-feira
Provas serão em novembro, mas prazo para pagar a taxa, de R$ 85, é até próximo dia 21
Terminam nesta sexta-feira (16) as inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Os interessados em prestar as provas do exame ainda podem fazer o cadastro na página do participante no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). A taxa de inscrição é de R$ 85, e o prazo de pagamento é o próximo dia 21.
As provas têm previsão de aplicação nos dias 5 e 12 de novembro. Já os gabaritos das provas objetivas devem ser publicados no dia 24 do mesmo mês no portal do aluno. A data informada pelo Inep para a divulgação dos resultados individuais é o dia 16 de janeiro de 2024, no mesmo portal.
O Enem, que avalia o desempenho escolar dos alunos ao término da educação básica, é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e iniciativas como, por exemplo, Prouni (Programa Universidade para Todos). Além disso, instituições públicas e privadas de ensino também se utilizam do Enem para selecionar estudantes.
Em live na última terça-feira (13), o presidente Luiz Inácio Lula das Silva fez apelo para que os jovens participem do exame. De acordo com ele, o Enem, que já chegou a ter 16 milhões de inscritos, precisa voltar a ser valorizado pelo País. Em 2022, foram 3,3 milhões de candidatos.
“É importante que todas as pessoas que tenham idade para se inscrever no Enem se inscrevam até o dia 16. Nós precisamos recuperar a força do Enem. É importante que todos que queiram fazer uma universidade se inscrevam para ter a oportunidade de ser doutor ou doutora”, disse o mandatário no programa com transmissão pelas redes sociais Conversa com o Presidente, que deve ser realizado todas terças-feiras, às 8h30.
A Ubes (União Brasileira de Estudantes Secundaristas) também está fazendo campanha, denominada #EnemAbrePortas, nas redes sociais estimulando a inscrição no Enem, além de diversas outras instituições e cursinhos populares relacionados à área de educação.
“O Enem abre porta do ensino superior para milhares de jovens, com ele você tem acesso a programas como Sisu, Prouni e Fies. Faça sua inscrição, e bora ocupar as universidades!”, escreveu a Ubes em sua conta no Twitter. “Você tem até o dia 16 de junho para começar sua história no ensino superior. Se inscreva no Enem”, postou em outra mensagem.
As taxas podem ser pagas até as 23h59 desta sexta, tanto por boleto, gerado na página do participante, cartão de crédito, débito em conta-corrente ou poupança, a depender do banco, quanto por Pix, opção que basta acessar o QR code que consta no boleto.
“Quem é isento não precisa efetuar o pagamento. Entretanto, a aprovação da isenção da taxa ou da justificativa de ausência na edição de 2022 não significa que a inscrição no Enem 2023 foi realizada. De qualquer forma, é necessário se inscrever para participar”, informa trecho de nota no portal do Ministério da Educação.
Os candidatos que desejarem ter algum tipo de atendimento especializado ou tratamento por nome social também têm até esta sexta-feira para solicitar. No portal do Inep os inscritos têm à disposição página que disponibiliza as principais orientações ao exame, além de sessão com as principais perguntas e os esclarecimentos sobre o Enem.