Meio AmbienteTendências e Cultura

Laçin está liberado, mais uma vitória do Azerbaijão

Por Andreia Hiromi Jornalista

Hoje, 26 de Agosto de 2022 o exército do Azerbaijão se estabeleceu em Laçin,  que estava, até então, sob controle russo conforme o acordo de paz assinado após a desistência da Armenia na guerra de 44 dias em Karabakh, em 10 de Novembro de 2020 . 

O governo do Azerbaijão construiu uma estrada de 32 kilometros ao redor de Laçin para viabilizar a locomoção da população armênia.

Como parte do acordo, o Azerbaijão construiu uma estrada de 32 quilômetros ao redor de Lachin para a população armênia em Karabakh usar no caminho de e para a Armênia já que desde 1992 armênios do Líbano e Síria se locomoveram para as terras invadidas em Karabakh até o ano de 2020, sendo assim um crime de guerra ferindo assim a resoluções da Convenção de Genebra.

A rota entre a cidade de Khankendi em Karabakh é pelo corredor de Laçin e isso traz sua devida importância para o estabelecimento na jornada de restauração de Karabakh

O presidente Ilham Aliyev compartilhou em sua página no Twitter.

O post diz: “Hoje, em 26 de agosto, nós – os azerbaijanos retornamos à cidade de Lachin. O Exército do Azerbaijão se estabeleceu na cidade de Lachin. As aldeias de Zabukh e Sus foram tomadas sob controle. Felicito todas as pessoas de Lachin e do povo do Azerbaijão nesta ocasião. Viva Lachin! Viva o Azerbaijão!”

Foto: Farhad Mammadov, embaixada do Azerbaijao no Brasil

Newsletter

Seja o primeiro a receber as notícias! Assine agora mesmo: é de graça!